segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MOISÉS E A SARÇA ARDENTE



Moisés recebeu a melhor educação disponível e por quarenta anos viveu como um príncipe.
Ele cresceu no meio da grandeza e luxo da corte do faraó, sendo instruído nas artes e ciências daquele povo, aperfeiçoando-se física e intelectualmente.
Ele um dia resolveu sair do palácio para ver de perto o que estava acontecendo com o seu povo.
Ele tinha uma consciência de sua condição de israelita, pois havia recebido estas instruções quando criança, então se condoeu do sofrimento de seus irmãos.
Ele testemunhou os seus labores penosos, e, sem dúvida, sentiu sobre seus ombros a responsabilidade de fazer algo por eles.
E ficou muito revoltado quando viu um egípcio açoitando um israelita.
_ P-p-porque v-vocês est-tão batendo neste p-pobre hom-men?
Pois é, parece que nosso herói, o Moisés... era gago.
Moisés olhou em volta para se certificar que não tinha ninguém olhando  e matou o egípcio.
No dia seguinte, voltou àquele lugar e viu dois hebreus brigando. Foi apartar a briga.
_ P-por que você está b-batendo no seu p-patrício?
_ Quem pôs você como nosso chefe ou nosso juiz? Ou você está querendo me matar como matou o egípcio?
Moisés saiu de fininho e ficou com muito medo.
Moisés ficou sabendo que estava com a cabeça a prêmio e fugiu para a terra de Midiã.


 Lá em Midiã, Moisés casou com Zípora que teve um filho, e Moisés o chamou de Gérson, que significa peregrino, porque ele era peregrino em terra estrangeira.
Ali ele permaneceu por mais quarenta anos, apascentando ovelhas.
Certo dia, ele saiu cedo e resolveu levar o rebanho de Jetro para pastar no monte Sinai (também chamado Horebe) e sua vida nunca mais foi à mesma.
Ao se aproximar do monte aonde mais tarde receberia a lei de Deus, ele vê um fenômeno muito estranho, um espinheiro queimando.
Então pensou:
_ Que c-co-coisa es-stranha… Tem uma m-mo-moita pe-pegando f-fo-fogo ali.
Mas o que ele viu era de fato algo muito esquisito:
_ I-i-ih. A m- moita n-não t-tá queimando!
Ele chegou mais perto para ver melhor que mistério era aquele. E outra coisa mais esquisita ainda aconteceu:
Uma voz de trovão saiu de dentro da moita.
_ Moisés! Moisés!
Imagine o espanto do pobre coitado, se já gaguejava...
_ E-e-e-e-estou a-a-a-aaqui!
Quando Moisés se aproximou do espinheiro, não esperava receber uma visão nem estava consciente da presença de Deus, por isso foi repreendido;
_ Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado.
Deus mandou que Moisés tirasse as sandálias dos pés, exigindo dele um sinal de humildade, reverência e adoração.
O lugar onde estava Moisés era santo, não porque fosse um antigo santuário ou um lugar sagrado, más por causa da presença de Deus.
É a presença de Deus que santifica o local.
Depois de chamar a Moisés, Deus se identificou:

_ Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Ao descobrir que estava diante do Deus todo poderoso, Moisés apavorou-se, então cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.
Moisés havia aprendido que nenhum homem poderia suportar a glória do Deus santo.
Então o SENHOR disse:

_ Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.

Deus ouve nosso clamor e tem conhecimento de nossa situação. Ele nunca se esquece de nós.

_ Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa.
_ Você será meu enviado para ir até a corte do faraó e tirar o seu povo do Egito. Mas antes disso você vai lá falar com o Faraó e dizer a ele que vocês estão saindo.
E depois de quarenta anos ele deve ter ficado espantado quando ouviu Deus dizer que o enviaria ao Egito.
Mas ele opôs uma série de objeções;
_ Q-quem s-sou eu para ir f-falar com o r-rei do Egito e t-tirar d-daquela t-terra o p-povo de Israel?
Quando era um príncipe no Egito, ele voluntariamente havia se oferecido para ser o libertador de povo escravizado.
Os 40 anos em Midiã lhe ensinaram a humildade e lhe tirou a confiança completa que tinha de si mesmo.
Diante de sua fraqueza, Deus respondeu:

_ Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.
E então, será que depois desta promessa, Moisés se sentiu mais seguro?
Depois de ouvir que Deus estaria com ele, nosso herói estava chegando ao ponto de aceitar o apelo divino, porém ainda com algumas dúvidas.
Então ele perguntou o que deveria dizer ao povo, se lhe pedissem suas credenciais divinas.
Moisés sabia que ao receber esta grande revelação de misericórdia, os filhos de Israel iriam desejar saber tanto a natureza divina quanto o nome de Deus que acompanhariam esta nova revelação.

_ Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele? ” Aí o que é que eu digo?

Nem Moisés, nem o povo, sabiam o nome de Deus, sendo assim, como iria o povo saber que ele fora mandado pelo verdadeiro Deus?

Deus então disse:
_ Meu nome é "Javé".
Este nome significa "Eu Sou". Ela refere-se à natureza eterna, independente, auto-existente e auto-suficiente de Deus.
Assim como o próprio nome "Eu Sou" sugere, Deus nunca muda e nunca pode ser um "era" ou "serei"

_ Você dirá o seguinte: EU SOU me enviou a vocês.

_ Diga a eles assim: O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês.
_ Quando chegar ao Egito, reúna os líderes do povo de Israel e explique o meu plano para libertá-los. Diga que eu, o SENHOR, viu  a situação deles no Egito e vou tirá-los dela.

Continua na próxima postagem....

Nenhum comentário: