quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PARA PAIS E CATEQUISTAS


COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A DESCOBRIR O VALOR DA ORAÇÃO?


      ORAÇÃO é a fala do coração. É conversar com DEUS num clima de intimidade pessoal.
Para aprender a rezar, é preciso antes aprender a amar.
      Oração é dom gratuito de DEUS. Como todos os dons, precisa ser desenvolvido, senão é inútil. É como o amor: já nascemos capacitados, mas só no encontro com as pessoas aprendemos a amar de verdade.
       Aprender a rezar não se resume a decorar orações prontas. A oração verdadeira vai além da mera repetição de fórmulas. O mais importante é aprender a se comunicar com DEUS.
Primeiro Passo:  Rezar!
       Muitos pais e catequistas acham difícil ensinar as crianças a rezar. jogam a tarefa uns para os outros, sem assumir a responsabilidade.
       A verdade é que ninguém pode ensinar o que não sabe. Quem reza descobre logo como ensinar a rezar. Antes de falar de deus à criança, que tal falar com DEUS sobre ela?
Segundo passo: Dar o exemplo!
       A criança assume o jeito de rezar dos pais. Quando eles rezam com o coração( e não da boca para fora), a criança aprende naturalmente.
       O mais importante não é só que as crianças vejam pais e catequistas rezando. As crianças sentem a paz que brota no coração daqueles que rezam em segredo...
Terceiro passo: Criar oportunidades!
        Só se aprende a rezar....rezando! É importante criar momentos de oração em família e na catequese. Dando o exemplo, incentivar a criança a:
-louvar, percebendo e saboreando as coisas boa da vida;
-agradecer, reconhecendo que tudo vem da generosidade de DEUS, e
-confiar, pondo nas mãos de DEUS tudo o que causa medo ou tristeza.
Quarto passo: Ensiná-la a se expressar!
         A criança fala com DEUS de forma espontânea, do seu jeito, sobre sua própria vida. Mas é importante ensiná-la também a rezar com cantos, gestos, dança, desenho,modelagem. Pois, como já diziam os antigos, "quem canta reza duas vezes"! 




Fonte: Catequese Hoje
             Editora Paulus

Um comentário:

artesdaabelharainha disse...

Sou catequista,apesar do meu blog ser direcionado ao artesanato, eu sigo blogs de catequese através do meu blog ainda vou criar um blog sobre a catequese da minha capela,amei o seu blog e estando sendo de grande ajuda para todas catequistas.Bjos!