terça-feira, 29 de março de 2011

TEMA - INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

A CEIA DE JESUS
 
MOTIVAÇÃO:
As crianças deverão conversar sobre uma refeição em família.Oque as pessoas fazem?Conversam. Come. Alegram-se. É bom estar juntos!
Deixar os catequisandos falar sobre os pontos positivos e negativos de uma família, na hora da refeição.

COLOCAÇÃO DO TEMA:
Lc 22, 14-20
-Jesus, antes de sua morte na Cruz, pede aos apóstolos para preparar uma sala para celbrar com ele a Páscoa. 
-Jesus celebra, nessa refeição a Nova Páscoa e deixa para todos nós um Novo Mandamento: " Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado".
-Jesus quis ficar sempre conosco. Por isso, nesta refeição de Páscoa, Ele se torna Alimento - a Eucaristia- que bos dá forças para caminharmos sempre unidos.
-Os apóstolos, nesta Ceia com Jesus, comeram também o alimento. Estavam unidos. Jesus quer que a vida das pessoas seja uma vida de união, de comunhão.
-Devemos repartir o amor e a amizade com as pessoas. E repartir tudo aquilo que temos e o que sabemos. Só assim, a nossa vida se torna uma vida de comunhão. Não devemos viver egoisticamente, mas devemos repartir tudo aquilo que temos com o outro que tem menos.


Atividade:
Preparar uma mesa com toalha branca, suco de uva e pão, simbolizando a ultima ceia de Jesus. 
Explicar o significado do pão e do vinho (corpo e sangue de Jesus).
Repartir o pão com as crianças e oferecer o suco.
Depois ficar um instante em silêncio e fazer uma oração com as crianças, agradecendo a
Jesus o amor que ele nos dá, o alimento que nos oferece. Pedir para que sejamos sempre amigos, repartindo o que temos de bom.







3 comentários:

Unknown disse...

Ótima sugestão amada! Estava pensando em fazer algo assim com as minhas ovelhinhas...rs... até postei lá no blog uma receitinha de pão sem fermento, mas ia esquecendo do suco de uva... aliás, você sabe o q mais ia à mesa naquela época nas celebrações? beijinho

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Amei essa sugestão, como vamos falar sobre a Semana Santa é uma ótima atividade para trabalhar com eles a Ceia de Jesus e como eles estão na Eucaristia é melhor ainda!
Parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

amo vocês Amandinha minha irmã Carla e todos vocês meus catequisanos!que Deus os abençoe e proteja vocês!Amem!