sexta-feira, 15 de abril de 2011

PARA PAIS E CATEQUISTAS

Por que a catequese mudou tanto?

Hoje em dia, muitas pessoas fazem perguntas como essas:
_No meu tempo, as crianças decoravam o Catecismo. Por que hoje não se decora mais?
_Naquele tempo, a catequese era mais rápida. Uns meses bastavam para os mais atrasadinhos conseguirem aprender os mandamentos.
   Quem faz estas perguntas, mostra que está atento às mudanças acontecidas nos últimos 30 anos na catequese. De fato, antigamente as coisas eram bem diferentes:
-Somente as crianças eram mandadas para a catequese. Os adultos, quando muito, faziam curso de noivos ou de batismo, quando obrigados.
-O único objetivo da catequese era preparar as crianças para a 1ª Eucaristia. Às vezes, também era usada para "corrigir" crianças rebeldes.
-Na "sala de aula", a "professora de catecismo" dava a "lição" para os "alunos" decorarem. Quem não decorasse, não recebia a 1ª Eucaristia.
    Nestes últimos anos, muitas coisas mudaram profundamente: o mundo, a Igreja, os catequizandos, as culturas, as ciências.
   O novo jeito de ser das pessoas exige uma catequese diferente, que acompanhe o ritmo das mudanças sociais. O aúncio do Evangelho precisa acompanhar a capacidade de entendimento daqueles que recebem o anúncio. E a mensagem precisa acompanhar as necessidades atuais das pessoas.
   Os catequistas estão descobrindo que a catequese é muito mais que uma "aula de religião". Jovens e adultos estão percebendo que a catequese também é direito deles. Famílias estão se organizando para colaborarem umas com as outras na catequese familiar.
   As mudanças na catequese são sinal de que Deus não nos abandona. Ele está sempre nos mostrando como agir em cada situação histórica. E é importante que todo o povo de deus acompanhe esse novo ritmo, para que possa também se alegrar e colaborar com tantas conquistas. Vamos lá!

Um comentário:

Silvanety M. David disse...

Olá Ivani, vim lhe agradecer pelo carinho e pelas sugestões de nomes. Amei seu blog. Parabéns! Abraço com cheirinho de Deus pra você. Silvanety