segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO DO DIA

   Hoje 13 de maio é dia de Santo Antônio - Santo Franciscano, Doutor da Igreja.
   Patrono das mulheres estéreis, dos pobres, viajantes, imigrantes, padeiros e papeleiros.  Invoca-se, o Santo por objetos perdidos e para pedir uma boa esposa ou esposo. É verdadeiramente extraordinária sua intercessão.

Abaixo um dos milagres deste grande Santo:


Milagre Eucarístico em Rimini

Santo Antonio, durante uma pregação na cidade de Rímini (Itália), foi envolvido numa disputa com hereges ( Os catáros), que negavam a presença de Jesus na Eucaristia e que pretendiam ver uma prova irrefutável disso.
Um dos hereges de nome Bonovillo, disse-lhe:”Não acredito que a Hóstia seja Jesus Cristo! Mas quero desafiar-te ò Frade: se a minha mula se ajoelhar diante da Hóstia, eu acreditarei”
Santo Antonio aceitou o desafio e respondeu-lhe: “Daqui a três dias trarás a mula a esta mesma praça, diante do povo. Eu trarei a Eucaristia e o animal ajoelhar-se-á diante do Pão Consagrado”.
O Herético aceitou dizendo: “Está bem. Vou manter a mula fechada e em jejum durante três dias. Depois vou traze-la aqui, à presença de todos os habitantes, e apresentar-lhe-ei cevada. E tu apresentar-lhe-ás a Hóstia, que dizes que é o Corpo do Homem Deus. Se a mula ignorar a cevada e se ajoelhar diante da Hóstia, far-me-ei católico.”
Santo se retirou e naqueles três dias, fez orações e jejuns diante do Senhor.
Três dias depois na hora combinada, apareceu Santo Antonio com o Ostensório, e apresentou o Santíssimo Sacramento. À vista do Santo que avançava, um profundo silêncio estendeu-se por toda a multidão. Então Santo Antonio dirigindo-se a mula, disse:”Em nome do Teu criador, que trago vivo, verdadeiro, real e substancial nas minhas mãos, embora indignamente, ordeno-te , ó mula, que venhas já ajoelhar-se diante D’Ele, afim de que estes hereges reconheçam que toda a criação é submissa e obediente ao Cordeiro que se imola sobre os nossos altares”.
O Herético suava frio e gritava com sua mula, oferecendo-lhe a cevada, seu alimento preferido, mas o animal recusava a comer.  Então o animal aproximou-se docilmente do Santo, que trazia o Santíssimo, dobrou os joelhos e assim se curvou diante de Jesus Sacramento.
O herege caiu aos pés do Santo, confessando publicamente seus erros e a partir daquele dia, tornou-se um dos mais zelosos colaboradores do Santo. Mais tarde veio a construir uma Igreja em honra a São Pedro.



 

Nenhum comentário: