sexta-feira, 22 de julho de 2011

PARA PAIS E CATEQUISTAS

  A catequese é um ministério?
  A catequese é,   sem  dúvida  alguma, um lindo ministério!
 Um serviço prestado ao Evangelho e ao mundo. Fazer ecoar em todo o canto a Palavra que salva e liberta, semear no coração da história a Boa Notícia da vida e  do amor é tornar atual a mesma missão do Cristo, que não veio para ser servido e sim para servir.
  De acordo com o Diretório Geral para a catequese (nº219), o ministério da catequese é um serviço único, realizado conjuntamente por leigos, religiosos e ministros ordenados.
  Cada um exerce as tarefas que lhe são próprias. Os catequistas leigos, por exemplo, são verdadeiros ministros da catequese. Assumem o papel de educadores da fé em nome da comunidade e se preparam para essa tarefa. Outros trabalham nos bastidores, ajudam na formação e na organização da Pastoral Catequética.
   Vivendo plenamente sua vocação, os catequistas anunciam o Evangelho com a vida.Escolhidos por Deus, tornam-se os portadores das sementes do Reino, que desabrocham em justiça, fraternidade e paz.
   Em um mundo que clama por vida e manifesta uma carência profunda de Deus, os catequistas exercem a "diaconia da fé". Isto é, entendem que são chamados por Deus para a missão de ajudar no amadurecimento da fé de seu povo. É como lembra São Paulo: "Como poderão invocar aquele no qual não acreditaram?Como poderão acreditar se não ouviram falar dele?E como poderão ouvir, se não houver quem anuncie?Como poderão anunciar se ninguém foi enviado?" (Rm 10,14-15).
   Como é bonito perceber,nas comunidade por este Brasil afora, o grande número de pessoas que estão assumindo o ministério da catequese: adultos, jovens, adolescentes! Em muitas comunidades há uma celebração especial para admitir e enviar seus catequistas em missão, reconhecendo a importância de seu ministério na vida da Igreja. E vocês, já pensaram em valorizar mais os catequistas de sua comunidade?


Como sua comunidade valoriza o ministério da catequese?


Catequese Hoje


   
                                                                          

2 comentários:

Lucyanna Rodrigues disse...

Olá,
Ingressei agora no catequistas unidos e vim conhecer o seu cantinho!
Muito lindo!
Respondendo a pergunta do post: nosso antigo Pároco costumava repetir sempre que "catequese é prioridade"...apesar de nem sempre agradar a todos, a comunidade aprendeu que a catequese é a base da própria Igreja, sem ela, acabaríamos.
Hoje, os eventos da Paróquia e demais atividades são marcadas de forma a não atrapalhar o calendário catequético e, sempre que pedimos, obtemos apoio dos demais paroquianos.

Jonathan Cruz disse...

IVANI TAMBÉM TRABALHO COM A PRÉ CATEQUESE E DIGO QUE NÓS CATEQUISTAS DE PRÉ CATEQUESE TEMOS QUE SER ARTISTAS, SE NÃO NÓS NÃO PRENDEMOS A ATENÇÃO DOS PEQUENOS. PARABÉNS PELO BLOG VOU VISITAR SEMPRE POIS COMPARTILHAR É UM DOS ENSINAMENTOS DE JESUS NÃO É MESMO? ABRAÇO
DEPOIS FAÇA-ME UMA VISITINHA http://blogjonathancruz.blogspot.com/