sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TEMA - ARCA DE NOÉ

-Objetivo: Levar a criança a entender que é pela fé e pelo serviço a Deus que seremos salvos.
Desde que Caim matou Abel, as coisas não melhoraram. O homem foi ficando cada vez pior e mais distante de Deus. Aquele bom relacionamento com Deus, razão pela qual Ele criou o homem, já havia acabado há muito tempo. Então Deus decidiu começar de novo. Vocês sabem o que Ele fez? (ouvir as respostas) ....E vocês sabem oque é promessa?


-Gn caps. 6,7,8 e 9
-Contar a história com muitos detalhes (eles adoram).


-Colocação do tema
 -  Promessa significa comprometimento: prometer significa quanto alguém se compromete a fazer, pagar ou dar alguma coisa.
 -  Deus fez uma promessa a Noé, prometeu proteger ele e toda sua família da morte.
- Diante da Promessa de Deus, Noé se esforçou intensamente para construir a arca que iria salvá-lo.
- A confiança em Deus o levou a agir com organização – ele decidiu trabalhar para ver o cumprimento da promessa de Deus, diminuindo o seu ritmo de vida e deixando de fazer muitas das coisas que fazia até então para construir a arca; com planejamento – ele precisou usar a razão, raciocinar para fazer as coisas acontecerem.
- A Bíblia diz que, pela fé, Noé construiu uma arca. E através daquela arca que ele construiu, com o suor do seu rosto e com o uso da sua razão, ele foi salvo juntamente com toda a sua família. A fé não levou Noé a ficar acomodado. Pelo contrário, por causa da fé ele trabalhou mais ainda.
- Noé se sentiu muito feliz porque Deus cumpriu sua promessa de protege-lo e por isso louvou muito.



Sugestões de atividades:

-Faça com eles uma oração de mãos dadas, pedindo a Deus um coração obediente igual ao de Noé.

-Brincadeira dos bichos: -coloque nas crianças mascara de animais (caso não tenha,  desenhar animais em uma folha e distribuir para as crianças, cada dupla será macho e fêmea de um determinado animal); - em um canto da sala será montada uma a arca de Noé (pode ser feita com cadeiras e um pano grande para cobrir) e sobre o comando de uma catequista, que deverá ser o Noé,  os animais (as crianças), vão entrando dentro da "Arca" com seu par (se possível imitando o animal: gestos ou sons)e lá dentro pode ser feitas perguntas para as crianças como está: -Como será que os animais e a família do Noé  se sentiram durante os  dias que ficaram dentro da Arca?
-A música dentro do encontro, como já vimos no Blog da Layse - Catequese Kids, é um excelente subsídio para dinamizar e assimilar tudo oque está sendo ensinado. Então sugiro que seja cantada junto com as crianças aquela música do Padre Marcelo (Erguei as mãos).
-Achei esta atividade, dentre muitas, bem diferente, pois a criança precisará recortar, colar e montar, vejam:


Nenhum comentário: