quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TEMA - BÍBLIA

Objetivo: Ensinar a criança a importancia da Bíblia.
Falar: Quem e quando escreveu a Bíblia.- oque quer dizer a palavra Bíblia; - porque o mês de setembro é dedicado a comemoração da Bíblia; -quantos livros tem a Bíblia, e oque achar necessário falar de acordo com a idade das crianças.


No encontro anterior pedimos as crianças que trouxessem de casa uma Bíblia, para mostrar que a Bíblia é uma só, mas pode  ter capas diferentes, editoras diferentes, mas a Palavra de Deus é uma só.


   Preparar um cartaz com figuras dos meios de comunicação (carta, telefone, celular, fax, Email, etc). Explicar as crianças que podemos falar com as pessoas através de todos esses meios de comunicação, e Deus fala conosco através da Bíblia, neste momento mostre uma Bíblia.
  Na minha turminha, sempre somos questionadas sobre de onde vem as histórias que contamos, e então este é o momento de mostrar para eles.Vale dizer que são crianças pequenas e que ainda não estão alfabetizadas, por isso lidamos com sua imaginação de diferentes formas.


   Colocação do tema:
    A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS, porque através dela, Deus fala às pessoas.
   Deus fala na Bíblia. Deus fala também na vida, nas coisas que acontecem. quem não procura entender as coisas da vida, os acontecimentos,não pode entender a Bíblia, nem ouvir a Palavra que Deus quer dizer para nós.
   A Bíblia é a história do grande amor de deus pelos homens, ela nos ilumina e fortalece nossos passos, para seguirmos o caminho do bem.
   A palavra Bíblia vem da língua dos gregos e quer dizer: "coleção de livros", "Biblioteca".
   A Bíblia é o livro mais conhecido do mundo inteiro, já está traduzida em todas as línguas oficiais e em inúmeras línguas e dialetos mais falados.
   A Bíblia não foi escrita de uma só vez, mas aos poucos e por muitas pessoas inspiradas por Deus. Ela  foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.
    Setembro  foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 . São Jeronimo foi Doutor da igreja e um dos maiores especialistas em bíblias de sua época.
    A Bíblia se divide em duas partes: Antigo testamento e Novo Testamento.
    Estas duas partes correspondem à s duas grandes etapas da história do Povo de Deus: a Antiga e a Nova Aliança.
   Antigo Testamento: Foi escrito antes da chegada de jesus. É formado por 46 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, etc.
   Novo Testamento: Foi escrito depois da chegada de jesus.É formado por 27 livros: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas dos Apóstolos e o Apocalípse.


   Sugestão de atividades:
-Colocar a Bíblia em lugar de destaque, em lugar previamente preparado,(flores, velas, toalha...)pois a Bíblia não é um livro qualquer, ela contem a PALAVRA DE DEUS.
-Pode-se confeccionar algumas Bíblias em eva como estas que encontrei neste lindo Blog Catequese infantil São José Operário para mostrar as crianças como devemos cuidar da nossa Bíblia.
-Desenhos para colorir: achei este bem interessante, da para escrever um versículo nesta parte do meio.


Um comentário:

Cris disse...

"Toda bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão."
Ótimo final de semana. :)