sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SANTO DO DIA -SÃO CARLOS BARROMEU

Primeiro Bispo a fundar Seminários para a formação dos futuros Padres


    São Carlos Borromeu, cuja festa é no dia 4 de novembro, foi advogado e canonista. Ele é de Arona, Lombardia, onde nasceu a 2 de outubro de 1538. Tinha apenas 22 anos e nem era sacerdote, quando o Papa Pio 4º (1559-1565), seu tio, nomeou-o cardeal e arcebispo de Milão.
   Cabe destacar que foi graças ao jovem Carlos Borromeu que as reformas do Concílio de Trento foram impostas à Igreja. Houve, ainda, a criação de novos seminários, a pastoral foi renovada e organizações de pastoral tiveram grande incremento. O apostolado da imprensa e dos leigos começou a se desenvolver. " Ele encheu o século 16 de novas esperanças e é considerado o símbolo de uma Igreja renovada, de seu tempo" , e escreve em "Santos e Heróis do Povo" o Cardeal Arns.

  Durante os anos 1576-1577, quando a peste quase dizimava a cidade, São Carlos Borromeu saia pelas ruas com uma corda no pescoço e uma cruz às costas, implorando a misericórdia de Deus. Morreu a 3 de Novembro de 1584. Foi canonizado em 1º de novembro de 1610 por Paulo 5º. Foi-lhe dado o nome de Pai dos Pobres.

  ORAÇÃO A SÃO CARLOS BORROMEU
   Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava são Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a face de Cristo.
  Assim como fizestes dele um grande bispo, pela vigilância pastoral e esplêndidas virtudes, concedei-nos frutificar sempre em boas obras.
Dai-nos sua intercessão, que sejamos constantemente fiéis no vosso serviço e fervorosos na caridade.

Amém


Um comentário:

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Entendo a sua correria... Tb to bem atarefada, ainda mais quando chega ao fim do ano. Parece que junta tudo neh?

Hoje conheci a história de São Carlos Barromeu no programa do Pe Reginaldo Manzotti...Q determinação e coragem!

Um beijo e um ótimo fim de semana!

Layse