quarta-feira, 29 de junho de 2011

SANTO DO DIA

  São Pedro, pescador, apóstolo e Primeiro Papa

   São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.
   Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).
   Depois da ressurreição, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Após terem comido, Jesus dirige-se a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” Ele respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que te amo`. Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros (Jo,21,15-17). Era a investidura oficial a Pedro para ser o vigário de Cristo, o pastor supremo do rebanho do Mestre.
   Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. Integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas; faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo 3 mil pessoas; e realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.
   Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, em 29 de junho do ano 67 d.C, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.
(retirado e adaptado do site: http://www.bispado.org.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

LISTAGEM ATUALIZADA DO GRUPO "CATEQUISTAS UNIDOS"


  1. http://adelinovieira.blogspot.com 
  2. http://amandoacatequese.blogspot.com
  3. http://aprendendoasercatequista.blogspot.com
  4. http://blogdaprecatequese.blogspot.com
  5. http://blogjonathancruz.blogspot.com
  6. http://catequesecaminhando.blogspot.com
  7. http://catequesecasaforte.blogspot.com 
  8. http://catequesechamadodedeus.blogspot.com 
  9. http://catequesedeeucaristia.blogspot.com
  10. http://catequesedocoracaodejesus.blogspot.com
  11. http://catequeseemrede.blogspot.com
  12. http://catequeseinfantojuvenil.blogspot.com
  13. http://catequesekids.blogspot.com
  14. http://catequesensdasdores.blogspot.com/
  15. http://catequeseparavida.blogspot.com
  16. http://catequesisguadalupana.blogspot.com
  17. http://catequistadecca.blogspot.com 
  18. http://catequistaroberto.blogspot.com
  19. http://cocalnatividade.blogspot.com    
  20. http://deusnaminhafamilia.blogspot.com
  21. http://elanycatequista.blogspot.com
  22. http://ericamagropires.blogspot.com
  23. http://escoladafecasaforte.blogspot.com 
  24. http://espiritual-idade.blogspot.com
  25. http://imaculadacintra.blogspot.com
  26. http://jardimdafe.blogspot.com
  27. http://lucianemaria.blogspot.com  
  28. http://oblgdanena.blogspot.com
  29. http://paozinhodoceumaria.blogspot.com
  30. http://pspedrogpuava.blogspot.com
  31. http://reginamurbach-renascer.blogspot.com
  32. http://roneicatequista.blogspot.com
  33. http://semeandocatequese.blogspot.com/
  34. http://sentidomaior.blogspot.com
  35. http://silvanetygmdavid.blogspot.com
  36. http://soporagora.wordpress.com
  37. http://tiapaulalimeira.blogspot.com
  38. http://rerossini.blogspot.com
  39. http://querosercomunidade.blogspot.com/
  40. http://catequista.net/blog

    "Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é  vitória."

   Este lindo selinho ganhei da amiga Catarina do blog Ninos da Catequese. Agradeço a ela pela indicação e  dizer que oque Vale Ouro realmente é o amor de Cristo, e é por este amor que dedicamos parte de nossas vidas à evangelização.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

  Hoje celebramos a natividade de João Batista, somente o Senhor e Nossa Senhora tem esta solenidade no calendário da Igreja pela sua importância na História da salvação. Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Lucas narra às circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do menino. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João. Depois disso, Maria foi visitar Isabel. “Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? ‘” (Lc 1,41-43). Todas essas circunstâncias realçam o papel que se atribui a João Batista como precursor de Cristo.
      Ao atingir a maturidade, o Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência – que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”. João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.
      A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: “Eu não sou o Cristo”. (Jo 3, 28) e “não sou digno de desatar a correia de sua sandália”. (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29).
      João batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?” (MT 3,14). Mais tarde, João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. Marcos relata, em seu evangelho (MT 6,14-29), a execução: Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, pediu a este, por ordem da mãe, a cabeça do profeta, que lhe foi servida numa bandeja. O corpo de João foi, segundo Marcos, enterrado por seus discípulos. 

CELEBRANDO O CORPO E SANGUE DE CRISTO

   Que dia maravilhoso o dia de ontem, já levantamos celebrando a Eucaristia, a vida e o amor .
  Quem dera todos os dias fossem assim,  quem dera todos reconhecessem a importancia da Eucaristia, que bom seria  que todos desejassem alimentar-se do pão que vem do céu, deste alimento que nos transforma, que nutre a nossa fé, nossa esperança.
   A nossa celebração foi feita na escola Joaquim Braga de Paula, pois a nossa Paróquia não comporta mais que 500 pessoas, mas este problema logo será resolvido, pois nosso Paroco José Antonio Tejada, tem um projeto de ampliação e para isto já estamos trabalhando.
   Após a celebração saimos em procissão para a benção dos quatro pontos de nosso bairro, nosso Paroco  levava o ostensório com a Hóstia Consagrada que representa Cristo Vivo no meio de nós.









quarta-feira, 22 de junho de 2011

   Senhor dá-me o pão que não perece,
               dá-me o Pão do Céu.
   Senhor quero viver em comunhão Contigo nesta vida,
     e permanecer em comunhão Contigo na eternidade!

CORPUS CHRISTI

   Oração VespertinaNa festa do Teu corpo e sangue
Dá-nos Senhor a
Certeza da Tua presença
Nos dons eucarísticos!

Na festa da vida,
Que deve ser cada eucaristia,
Ensina-nos Senhor
A comunhão com os irmãos,
Radicada na unidade sacramental.

Ensina-nos que nunca é compreensível
Celebrar o gesto que significa
Sacrifício e dom da vida,
União com Cristo e com os irmãos
E fomentar divisões,
Cultivar discórdias e manter desigualdades!

Impele-nos a viver cada eucaristia
Como atores comprometidos
Convictos da Tua presença
E não como simples espectadores!

terça-feira, 14 de junho de 2011

UM POUCO DE LITURGIA...

      O Tempo Comum é um período do Ano litúrgico de trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos.
    Ñas celebrações do Tempo Comum, a cor usada é o verde, que significa que os cristãos devem ser fortes como o pinheiro, que é a árvore mais forte entre todas.
   O Tempo Comum é o período mais extenso do ano litúrgico: 33 - 34 semanas distribuídas entre a festa do
Batismo de Jesus até o começo da Quaresma e as outras semanas entre a segunda-feira depois de Pentecostes e o início do Advento.
   É Tempo de colocarmos em prática a vivência do Reino e ser sinal de Cristo no mundo, ou como o mesmo Jesus disse, ser sal da terra e luz do mundo.

Como viver bem este tempo :
  Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus, que nos guiará pela Palavra proclamada em cada liturgia;
  Fazer crescer em nós o sentido de comunidade-Igreja, povo reunido para celebrar sua fé, que caminha como a grande família de Deus rumo a Terra Prometida: O Céu;
  Centralizar a sua vida e pratica de fé no Mistério Pascal de Cristo que se realiza mos Sacramentos e plenamente na Eucaristia;
  Adestrar os sentidos para colher a Vontade de Deus nos pequenos gestos, nas coisas simples do dia a dia e na pratica comum da fé e da caridade.
  As celebrações festivas da Virgem Maria e dos Santos nos finalizam a fidelidade de Deus e daqueles que nos precederam mos mistérios da nossa fé.

Padre Luizinho
Com. Canção Nova

segunda-feira, 13 de junho de 2011

2º GRUPO DE CATEQUISTAS UNIDOS

                                                
                          UNIDOS PELO AMOR Á CRISTO

“O grande perigo do cristão é pregar e não praticar, crer e não viver de acordo com o que se crê.”     (Santo Antonio)

SANTO DO DIA

   Hoje 13 de maio é dia de Santo Antônio - Santo Franciscano, Doutor da Igreja.
   Patrono das mulheres estéreis, dos pobres, viajantes, imigrantes, padeiros e papeleiros.  Invoca-se, o Santo por objetos perdidos e para pedir uma boa esposa ou esposo. É verdadeiramente extraordinária sua intercessão.

Abaixo um dos milagres deste grande Santo:


Milagre Eucarístico em Rimini

Santo Antonio, durante uma pregação na cidade de Rímini (Itália), foi envolvido numa disputa com hereges ( Os catáros), que negavam a presença de Jesus na Eucaristia e que pretendiam ver uma prova irrefutável disso.
Um dos hereges de nome Bonovillo, disse-lhe:”Não acredito que a Hóstia seja Jesus Cristo! Mas quero desafiar-te ò Frade: se a minha mula se ajoelhar diante da Hóstia, eu acreditarei”
Santo Antonio aceitou o desafio e respondeu-lhe: “Daqui a três dias trarás a mula a esta mesma praça, diante do povo. Eu trarei a Eucaristia e o animal ajoelhar-se-á diante do Pão Consagrado”.
O Herético aceitou dizendo: “Está bem. Vou manter a mula fechada e em jejum durante três dias. Depois vou traze-la aqui, à presença de todos os habitantes, e apresentar-lhe-ei cevada. E tu apresentar-lhe-ás a Hóstia, que dizes que é o Corpo do Homem Deus. Se a mula ignorar a cevada e se ajoelhar diante da Hóstia, far-me-ei católico.”
Santo se retirou e naqueles três dias, fez orações e jejuns diante do Senhor.
Três dias depois na hora combinada, apareceu Santo Antonio com o Ostensório, e apresentou o Santíssimo Sacramento. À vista do Santo que avançava, um profundo silêncio estendeu-se por toda a multidão. Então Santo Antonio dirigindo-se a mula, disse:”Em nome do Teu criador, que trago vivo, verdadeiro, real e substancial nas minhas mãos, embora indignamente, ordeno-te , ó mula, que venhas já ajoelhar-se diante D’Ele, afim de que estes hereges reconheçam que toda a criação é submissa e obediente ao Cordeiro que se imola sobre os nossos altares”.
O Herético suava frio e gritava com sua mula, oferecendo-lhe a cevada, seu alimento preferido, mas o animal recusava a comer.  Então o animal aproximou-se docilmente do Santo, que trazia o Santíssimo, dobrou os joelhos e assim se curvou diante de Jesus Sacramento.
O herege caiu aos pés do Santo, confessando publicamente seus erros e a partir daquele dia, tornou-se um dos mais zelosos colaboradores do Santo. Mais tarde veio a construir uma Igreja em honra a São Pedro.



 

TEMA - SANTÍSSIMA TRINDADE

Colocação do tema para as crianças:


"Que conhece ou gosta de um jogo de futebol?
 Mas o que é preciso para se ter um jogo? Ah... Precisamos de um campo, de uma bola e também precisamos de um jogador. Só assim nós teremos um grande jogo, daqueles que seremos sempre vencedores.        
(Fazer um jogo de palavras assim: tira um e fala se dá certo e, assim por diante).
Agora vocês imaginem se vai dar certo. Eu tenho a bola e o campo. Posso então ter um bom jogo? Por quê? Ihhh, agora eu tenho um jogador e um campo. Eu tenho jogo? Não? Por quê? 
Porque para que haja um jogo é necessário que se tenha um campo, bola, jogador... Sem eles não há jogo, não há torcida , não há transmissão do que eles representam, portanto são três elementos fundamentais , um não vive sem outro , um não é nada sem o outro , um dá significado sobre o outro .   
Então são três em um, não é?
Pois vocês acreditam crianças que hoje em nossa catequese iremos  falar justamente sobre três pessoas que juntas fazem o papel de um?
Estou falando da Santíssima Trindade. Vamos entender melhor. 
Deus é o campo. Nele todos jogam. 
Ele é o abraço do mundo em torno de nós.
Jesus é o jogador, presença do grande campo de Deus que veio trazer as regras do jogo, mostrou o caminho do gol e nos faz sermos fortes diante de nossos adversários. 
E a bola? Quem será a bola? 
Ah, a bola é o Espírito Santo, que nos move, nos anima, nos faz andar, correr, vibrar com o jogo da vida. 
Então, crianças, hoje, nessa comparação, vamos falar sobre as três pessoas mais importantes na nossa vida espiritual. Do pai que é Deus, do filho que é Jesus e do Espírito Santo que a 3º pessoa de Deus e, são essas pessoas que formam o time que nos impulsiona na vida para nos manter vivos e ativos na sabedoria e no amor. essa é a grande vitória desse time."

EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
(Mt 28,19b)
Quem é Deus?
Deus é um só em três pessoas. Ele é PAI e FILHO eESPÍRITO SANTO.
É um Deus UNO e TRINO. É modelo de amor e de família a ser seguido pela humanidade.
Esse mistério não cabe em nossa razão, mas deve ser reverenciado e amado.
Nós chamamos esse mistério de Santíssima Trindade.
Pai - Criador - 1ª Pessoa da Santíssima Trindade
Deus é Amor. Em cada parte desse mundo maravilhoso que Deus criou, nós podemos ver o Amor infinito que Ele tem por cada um de nós. Quando nos criou, Deus nos fez a sua imagem e semelhança e nos encheu de dons. Desde o Primeiro Testamento, através dos profetas, Deus se revelou aos homens e se mostrou um Deus presente, que cuida de seu povo.
Filho - Salvador - 2ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus, que por nos amar tanto, quis ficar bem perto de nós e tornou-se homem. Jesus nos ensinou que Ele é o único caminho que leva a Deus. Amou-nos a tal ponto que aceitou morrer na cruz para nos salvar. Mas ressuscitou e está vivo e presente no nosso meio!
Espírito Santo - Santificador - 3ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus não quis nos deixar sozinhos, Ele sabia que quando subisse ao céu os discípulos iriam ficar tristes e se sentindo abandonados, mas todas as coisas bonitas que Ele ensinou não podiam ser esquecidas. Por isso Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para ser nossa luz. E o Espírito Santo veio para nos dar força, coragem e alegria.
Assim é nosso Deus. Um só. Ele nos dá o exemplo de perfeita união, nos ensinando.

sábado, 11 de junho de 2011

Ó Espírito Santo
  
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Amém.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ

O Sinal da Cruz bem feito é riquíssimo em significado. Por Ele expressamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa fé: o Dogma da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Morte de Jesus Cristo. Quando se diz: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", você está proclamando o Mistério da Santíssima Trindade. Quando você leva à testa a mão direita, dizendo: "Em nome do Pai" e desce com a mão na vertical e toca na altura do estômago continuando: "e do Filho", você está indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao seio da virgem Maria. Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo completando a cruz tocando o ombro direito, está se indicando a morte de Jesus na Cruz.
Na proclamação do Evangelho, aquele que proclama faz uma cruz com o polegar no livro dos evangelhos e três cruzes sobre si, na testa, na boca e no peito. A assembléia também faz as três cruzes sobre si. A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração, nos indica que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado. A piedade popular também explica que a cruz na testa é para nos livrar dos maus pensamentos; na boca, para nos livrar das más palavras; e, no peito, para nos livrar das más ações.

VEM, VEM, VEM, ESPÍRITO SANTO

   Esta música cantamos com as crianças, ao invocarmos o Espírito Santo, antes de iniciarmos nossa catequese.
   Explicamos à elas que o Espírito Santo limpa nossos ouvidos, nossos corações, para que possamos ouvir e entender oque Deus quer nos falar.
   Eles gostam muito, porque nos agitamos fazendo todos os gestos da música.

   D         Bm            G                         A                D (Bm, G, A)
Vem, vem, vem, Espírito Santo. Transforma a minha vida, quero renascer.
D         Bm            G                         A                D  (Am, D7
Vem, vem, vem, Espírito Santo. Transforma a minha vida, quero renascer.

            
G               A         D                      Bm              
Quero abandonar-me em seu amor, encharcar-me em seus rios, Senhor.
     
G            A              Am  (D7)
Derrubar as barreiras do meu coração

            
G               A         D                      Bm      
Quero abandonar-me em seu amor, encharcar-me em seus rios, Senhor.
     
G            A              D (Bm, G, A)
Derrubar as barreiras do meu coração


D         Bm            G                         A                D (Bm, G, A)
Vem, vem, vem, Espírito Santo. Transforma a minha vida, quero renascer.
D         Bm            G                         A                D  
Vem, vem, vem, Espírito Santo. Transforma a minha vida, quero renascer.

terça-feira, 7 de junho de 2011

1º GRUPO DE DIVULGADORES


                   CATEQUISTAS UNIDOS PELO AMOR A CRISTO

http://jardimdafe.blogspot.com
http://blogjonathancruz.blogspot.com
http://catequesecasaforte.blogspot.com
http://catequeseinfantojuvenil.blogspot.com
http://catequeseemrede.blogspot.com
www.catequesedeeucaristia.blogspot.com
http://lucianemaria.blogspot.com
http://silvanetygmdavid.blogspot.com
http://catequesekids.blogspot.com
http://imaculadacintra.blogspot.com
http://aprendendoasercatequista.blogspot.com
http://cocalnatividade.blogspot.com
http://catequesecaminhando.blogspot.com
http://amandoacatequese.blogspot.com
http://blogdaprecatequese.blogspot.com
http://catequesisguadalupana.blogspot.com
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com
http://deusnaminhafamilia.blogspot.com
http://ericamagropires.blogspot.com
http://catequistaroberto.blogspot.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

  O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir Seus frutos. Quais são estes frutos?
   Os frutos do Espírito Santo são: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura e a temperança..

Vamos conhecê-los um pouco mais?

Caridade

Caridade: é o próprio amor. "O amor é paciente, é bondoso. não tem inveja, não é orgulhoso. não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor..." (I Cr 13, 4-5ss).

Alegria

Alegria: é verdadeira e não passageira. "A vossa tristeza se há de tornar em alegria" (Jo 16, 20b).

Paz

Paz: que só Jesus pode oferecer: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá."(Jo 14, 27ss).

Paciência

Paciência: é uma conseqüência do fruto da paz e tem íntima ligação com a Fé, a alegria e a paz.

Afabilidade

Afabilidade: ou gentileza, é o fruto do Espírito Santo com o qual ajudamos nossos irmãos, como o bom samaritano.

Bondade

Bondade: "Comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é a bondade..." (Ef 5, 9ss).

Fé: "Tende Fé em Deus. Em verdade vos declaro. Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre" (Mc 11, 22-23).

Brandura

Brandura: também chamada mansidão: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra" (Mt 5, 5).

Temperança

Temperança: é o equilíbrio que recebemos do Espírito Santo para evitarmos exageros e agirmos de acordo com a Vontade de Deus.

Como possuir estes frutos?

Estes frutos só se desenvolvem em nosso coração quando não colocamos obstáculos para que isso aconteça. Caso contrário, eles se tornam verdadeiras "pragas", capazes de destruir nossa "árvore". Essas "pragas" são nossos medos, ressentimentos, amarguras, rejeições, falta de perdão, mágoas, etc.
Se deixamos que estas "pragas" tomem conta de nossa vida e de nosso coração, colheremos outros tipos de fruto. Os frutos da carne: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes" (cf. Gl 5, 19). Podemos escolher quais destes frutos queremos colher em nossa vida: os frutos do Espírito Santo ou os frutos da carne!

Fonte: Evangelizando no Milenio