quinta-feira, 26 de abril de 2012

TEMA: JESUS E AS CRIANÇAS

Objetivo: Descobrir que Jesus ama todas as crianças.
Compreender que Jesus deseja que todos tenham o coração puro como as crianças.


Preparando o terreno:


   Pouco a pouco, a cada encontro, estamos conhecendo cada vez mais o nosso amigo Jesus. 
   Já sabemos que Jesus caminhava muito à beira do mar ou pelas estradas da Galiléia,  em companhia dos seus discípulos, dirigindo-se de uma cidade a outra, para pregar e ensinar a todos o caminho do Reino de Deus.
   As vezes, Jesus se cansava. Algumas viagens eram longas. Porém, ele nunca reclamou. Ao contrário, sentia-se feliz em poder ajudar as pessoas e falar-lhes com muito carinho sobre Deus, o seu e nosso Pai.
   E o povo gostava muito de ouvi-lo. Jesus dava atenção a todos. Por isso, as multidões iam ao encontro dele. Muitos traziam seus doentes para serem curados; outras pessoas queriam vê-lo. Assim, Jesus se ocupava bastante. Às vezes, não tinha tempo nem para comer.



Colocação do tema:


   Certa vez, algumas mães trouxeram também suas crianças a Jesus. Elas queriam que ele as tocasse e abençoasse, pois tinham certeza de que ficariam felizes. Porém, os discípulos (seguidores de Jesus) quiseram impedi-las e disseram: "Que é que vocês querem? Por que levar as crianças a Jesus? Ele está tão ocupado! Além disso, elas ainda são muito pequenas. Nem podem compreender o que ele diz". 
   Jesus, porém, percebendo que os discípulos queriam afastar dele as crianças, repreendeu-os dizendo: "Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus". E as chamou para junto de si.
   Então, as crianças, vendo o rosto sorridente e amável de Jesus, correram felizes ao seu encontro. Ele as abraçou com carinho. Todas o viram como amigo e sentiam-se muito bem em sua companhia.
 
   E mesmo não entendendo tudo o que ele dizia, as crianças sentiam que Jesus as amava muito. E sobre suas cabecinhas, Jesus colocou as mãos e as abençoou. E disse que elas seriam felizes seguindo o caminho do bem, e que sua bênção seria sempre uma proteção na vida delas.
   Além disso, Jesus conhecia e sabia como era bonito o coração das crianças. E nelas, ele admirava principalmente a simplicidade, a pureza e a sinceridade. Por essa razão, muitas vezes Jesus usou a criança como exemplo para transmitir sua mensagem aos adultos. Veja só o que ele lhes dizia. "Se vocês não tiverem um coração humilde e uma fé confiante como as crianças, vocês não entrarão no Reino de Deus." E mais: "Aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele" (Lc 18, 15 -18).
   Certo dia, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus"? Para que eles entendessem bem sua resposta, Jesus colocou uma criança no meio deles e, olhando para ela, explicou-lhes: "O maior diante de Deus é aquele que não é orgulhoso, que não deseja a fama ou quer tudo só para si". Assim, grande para Deus, é a pessoa que se faz pequena e tem um coração grande. Que sabe amar e ajudar os outros.



Conversando sobre o tema:
Perguntar e ouvir as respostas, para facilitar o entendimento e aguçar a curiosidade:



Se vocês vivessem no tempo que Jesus vivia na terra, vocês teriam tentado se aproximar dEle?
Como teriam se sentido se alguém tivesse mandado vocês embora?
O que vocês teriam dito ou feito se vocês tivessem sido uma das crianças que se aproximaram de jesus?
Por que você acha que Jesus disse “Deixem vir a Mim as crianças”?
Quem levou suas crianças e bebês a Jesus?
O que elas queriam que Jesus fizesse?
O que os discípulos disseram às mães?
O que Jesus disse?
E vocês amam seus colegas de comunidade, da escola, da sua rua?
Procuram fazer o bem a elas quando precisam?

Proposta para este encontro:

-Selecionar uma imagem ou estampa de Jesus e uma faixa com a frase:
"Vinde a mim as criançinhas"
-Colocar sobre uma mesa formando um circulo com os catequizandos em volta delas e fazer uma linda oração, ou deixar que as crianças façam preces espontâneas.


Como sugestão de atividades, no blog da TIA PAULA, você encontrará vários desenhos para colorir.

Sugestão de canto:

Amar como Jesus amou
 (Padre Zezinho)
Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz



Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso o port.
grata por partilhar.