terça-feira, 18 de setembro de 2012

TEMA: ESAÚ E JACÓ


Objetivo: Ao invés de se deter nos detalhes da história, é melhor fazê-los entender um objetivo principal, um princípio bíblico por trás dos fatos (lembrando que a faixa etária das crianças é de 5 a 7 anos). Nesta história podemos enfocar a mentira como coisa ruim.

Mas também poderíamos enfocar que:

-Devemos buscar as bençãos de Deus independente das circunstâncias e obstáculos que estão diante de nós.
-Devemos honrar o que Deus coloca em nossas mãos e trabalhar com diligência. Deus abençoa quando honramos nosso trabalho.
-Nas dificuldades temos que confiar em Deus, nos achegar a Ele e lembrar de suas promessas e agradecer por tudo que Ele é para nós.
-Deus quer que reconhecemos nossos erros. É como se Deus dissesse: Você quer ser abençoado? Mas quem é você? Qual o seu nome? É quando olhamos para nós mesmos e vemos quem somos. Jacó significava enganador, Jacó respondeu quando Deus o perguntou. Assim Deus mudou seu nome e o abençoou. Deus não nos julga pelo o que fizemos ou fazemos mas pelo que Ele é.

Sugestão de dinâmica (com o objetivo de motivar o interesse  pelo tema do encontro, e provocar uma integração entre eles, criando um clima de alegria e descontração)
Vendar os olhos de uma criança (ou algumas) e fazer com que ela tente adivinhar quem é.
Será que é difícil reconhecer uma pessoa sem vê-la. Como será que Isaac se sentiu quando seu filho o enganou?


Colocação do tema:

- Perguntar aos catequizandos o que é a mentira.
- Perguntá-los se já mentiram ou enganaram alguém, em uma brincadeira, em casa, na escola...
- Perguntar se eles já foram enganados.


Leitura bíblica: Gn 25, 19-34; 27, 1-46; 33
- Contar a história de Isaac e Jacó (Esaú e Jacó), ou assistir com eles este vídeo do "Midinho - O pequeno missionário" que conta esta história bem divertida:

  
Conversando sobre o tema:

- Em nossa casa, na escola ou com os amigos nós usamos da mentira para enganar ou tirar alguma vantagem?
- Jacó mudou de vida. Isso nos mostra que com a benção de Deus nós sempre podemos melhorar. O que eu preciso mudar em mim hoje?

Atividades:

Nenhum comentário: