quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TEMA: NATAL E A ORIGEM DO PRESÉPIO

O Natal tá chegando. Há tantas propagandas. Shoppings e  casas enfeitadas...Vai ser uma festa e tanto. Muitos presentes. Mas tudo está tão longe de ser aquilo que Jesus veio implantar na terra...


O natal é “Deus que se faz criança”. Ele veio para ser o Caminho, a Verdade e a Vida.
Nós fugimos do Amor de Deus, do compromisso de viver e celebrar o Natal.
Vocês sabem a história do presépio de Natal? É uma tradição bonita das famílias cristãs que você não deve deixar desaparecer. Como apareceram os presépios?
Quem foi a primeira pessoa que armou o primeiro presépio?
Foi São Francisco de Assis no ano de 1223, quem armou pela primeira vez um presépio, e
isso já fazem quase 800 anos. Ele queria fazer um Natal diferente. Procurou um amigo e lhe disse:

- "Eu queria sentir como Jesus nasceu, ver com os meus próprios olhos a pobreza do nascimento do Salvador, Para isso, eu tenho vontade de representar a cena do Natal". O amigo concordou com ele. Então, São Francisco escolheu um lugarejo, chamado Greccio, onde existia um gruta parecida com uma gruta de Belém. Ali, com a ajuda do amigo, armou o primeiro presépio: pôs a manjedoura, pôs o Menino nela, pôs o burrinho e o boi, as figuras dos pastores, dos magos e dos anjos.
   A noite de Natal estava linda! E de todos os lugares o povo veio, trazendo presentes para jesus, enquanto os sinos tocavam e os frades rezavam. Foi celebrada uma missa muito solene, durante a qual São Francisco cantou o Evangelho do Natal. Desde aquela noite, espalhou-se por todo mundo o costume de fazer o presépio de natal.



O PRESENTE MAIS IMPORTANTE

O Natal é tempo de jogar no coração a semente do amor, do perdão e da amizade que deve unir e alegrar os homens e mulheres, meninos e meninas do mundo inteiro.
No dia de Natal, a Igreja no mundo todo reza esta linda oração:

"Ó Deus Todo-Poderoso, concedei-nos que, assim como estamos sendo iluminados pela nova luz do Vosso Filho, que se fez Homem, assim também nós façamos brilhar em todas as nossas ações essa mesma luz que, pela fé, ilumina nossas almas. Amém!"

  Natal, tempo de presentear! Que os presentes não sejam somente um objeto que trocamos, mas sim, o ato de darmos amor, perdão e o verdadeiro bem querer ao próximo.
   No Natal, dia 25 de Dezembro, celebramos o nascimento de Jesus. As pessoas gostam de dar e receber presentes nesse dia. É um costume antigo e muito importante porque expressa nossa alegria pela chegada do menino-Deus.
   Mas infelizmente, como nem todos conhecem o sentido do Natal, tem gente que se preocupa apenas com os presentes e as comidas. O que eles não sabem é que o Nascimento de Jesus é o presente mais importante e valioso que podemos ganhar no Natal. Por isso a Igreja, que é o povo de Deus reunido, fica tão feliz.
Os cantos falam de Natal e todos festejam o grande presente: JESUS.

                             

3 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Oi Ivani, como é maravilhoso ler um comentário seu no meu blog!
Fiquei muito feliz em saber que vocês em sua comunidade estão em processo de mudanças para o ano vindouro.
Graça e Luz seja enviadas para nossa catequese não é mesmo!
Querida, aproveitando o espaço, e como somos uns pelos outros, rsrss queria pedir que me linkasse no seu blog, assim como fiz com o seu tá? kkkk
Aguardarei a postagem do itinerário de vocês!
PAZ E LUZ!!!!!!!

Jonathan Cruz disse...

Ivani como amei suas palavras registradas em meu blog!
Querida, não se espante pela "cobrança" do link, não considere como "cobrança" e sim somente um LEMBRETE tá? Essa foi minha intensão. Abração do fundo do coração.
PAZ E LUZ!!!

Anônimo disse...

As you run through the game, you play through pieces of your memory which unfold before you.
A handful of levels where you blow up at the end
of the mission and the enemy captures you. Here in USA, it will cost you $399,
that's if you can get your hand on one.

Also visit my blog post call of duty